Considerada a banda que inventou o Pop Rock no Brasil em meados dos anos 60, assim como aconteceu com Raul Seixas, a história dos Mutantes remonta às origens do Rock n' Roll norte americano do pós guerra, nomes que influenciaram uma geração infinita de músicos pelo mundo como Elvis Presley e Chuck Berry, mas o que os influenciou fortemente posteriormente foi uma banda considerada a primeira banda Pop do mundo - The Beatles - de uma cidadezinha britânica chamada Liverpool.
Em São Paulo Arnaldo Baptista (baixo, teclado, vocais), Rita Lee (vocais) e Sérgio Dias (baixo, guitarra, vocais) começaram tocando num programa de TV de Ronnie Von em 1966.
Ouça esse disco AQUI.
Mais tarde eles se juntam ao Movimento de Arte Tropicalista e em 1969 participaram da Gravação do lendário LP Tropicália Ou Panis et Circensis. Esse vinil é uma raridade porque no dia seguinte de seu lançamento todos os exemplares das lojas que não foram comprados foram recolhidos por agentes da censura brasileira, pois estavam no auge da ditadura militar e os artistas que tinham dinheiro tiveram que fugir para outros países. Nessa época Os Mutantes foram fazer uma turnê na Inglaterra.
Após essa fase psicodelica Rita Lee saiu do grupo o que acarretou na saída de todos os outros e Loki (Arnaldo Baptista) foi o único músico da formação original que sobrou e o som dos Mutantes começou a caminhar para o rock progressivo. Ultimamente eles retomaram a formação original em 2007, mas sem a participação de Rita Lee, para os vocais convidaram a cantora Zélia Duncan para substituir a Rita em uma incrível turnê pelo Brasil e exterior.
Videos dos Mutantes :D
Bat Macumba/ Panis et Circensis (1969)
Balada do Louco (1972)
Ando Meio Desligado (1970)
A Minha Menina (1968)
cena do filme Copacabana Me Engana, dirigido por Antonio Carlos da Fontoura (1968)
Baby (1968)
Jardim Elétrico (1971)
Dois Mil e Um (1968)
Filme: Uma Noite em 67 sobre um dos festivais mais importantes na história do rock e da música brasileira em geral.
Pô, broto.
Bye bye baby.
Nenhum comentário:
Postar um comentário